O Quarto de Giovanni

by James Baldwin | Literature & Fiction |
ISBN: Global Overview for this book
Registered by MariaBarradas of Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on 10/23/2023
Buy from one of these Booksellers:
Amazon.com | Amazon UK | Amazon CA | Amazon DE | Amazon FR | Amazon IT | Bol.com
5 journalers for this copy...
Journal Entry 1 by MariaBarradas from Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, October 23, 2023
Este livro que tanto adorei segue agora por empréstimo ao Arvores. Espero que gostes tanto quanto eu.

Journal Entry 2 by wingarvoreswing at Porto Santo (ilha), Madeira Portugal on Friday, October 27, 2023
Chegou hoje. Veio rapidinho.
Nada como estar no continente para que tudo flua.
Obrigado, Maria, por mais este empréstimo. Já há algum tempo que tenho curiosidade em ler este livro. Acho que vou gostar, sim. Mas talvez demore um bocadinho porque tenho dois ou três para ler primeiro 😬
Beijinhos

Journal Entry 3 by wingarvoreswing at Belmonte, Castelo Branco Portugal on Sunday, January 14, 2024
"Ama-o - disse o Jacques, com veemência - ama-o e deixa-o amar-te. Achas que mais alguma coisa importa? E quanto tempo pensas que dura, na melhor das hipóteses, dado que são ambos jovens e que têm a vida toda pela frente? Apenas cinco minutos, te asseguro, cinco minutos e a maior parte do tempo, hélas!, no escuro. E se pensas que esses cinco minutos são abjectos, então serão abjectos. Serão abjectos porque não estarás a dar nada, estarás a desprezar o teu corpo e o dele. Mas podem fazer do vosso tempo juntos tudo menos isso, podem dar um ao outro algo que fará de cada um de vocês pessoas melhores para sempre, se não tiveres vergonha, se não jogares pelo seguro“

Acho que este excerto diz tudo.
Gostei bastante deste livro, mas a tradução (desta vez, de Valério Romão) irritou-me por diversas vezes, por coisas como "sou daqueles homens que faz". Enfim.
Fiquei incrédulo ao constatar que a pena de morte só foi abolida, em França, em 1977. E que, até essa data, foi sempre usada a guilhotina, para cumprir essa barbárie. Ainda estou a tentar digerir esta informação, este embate.
Quanto a Baldwin, fiquei com muita vontade de ler mais livros dele.

Journal Entry 4 by MariaBarradas at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Monday, January 22, 2024
Segue em Booking!
1 - irus
2 - Pequete
3 - conto

Journal Entry 5 by wingarvoreswing at Belmonte, Castelo Branco Portugal on Monday, February 12, 2024
Seguiu hoje caminho para a irus.
Peço desculpa pelo atraso.

Journal Entry 6 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Sunday, February 18, 2024
Chegou e vai já ser lido.

Journal Entry 7 by irus at Bragança, Bragança Portugal on Sunday, March 10, 2024
Comecei por gostar muito deste livro, andei emperrada lá pelo meio (mas admito que foi muito mais culpa minha do que do livro) e acabei por ler as últimas 50 páginas de rajada.
Gostei da forma com o quarto (espaço físico) acaba por ser uma metáfora para a relação proibida entre dois homens, ou pelo menos, a maneira como David a vê: sujo, escondido, abjeto, com as silhuetas fugazes dos outros lá fora, mas como o outro quarto (no sul de França), maior e mais luminoso não traz a felicidade ansiada, antes pelo contrário.
Por outro lado, não gostei da forma como todas as personagens correspondem a um estereótipo: o italiano com as emoções (e a raiva) à flor da pele, os amigos ricos perversos e efeminados, a americana independente, a gorducha "fácil" e solitária. Mas, por outro lado, a história não deixa de ser credível. Todos nós acabamos por caber em caixas, mais predefinidas do que achamos.

A tradução não me incomodou por ali além além de um estranho "cri" em vez de acreditei e um táxi que "meandrou".
Incomodou-me mais algumas opiniões sobre as mulheres mas, tendo em conta que o livro foi editado em 1956, não vou levantar questões atuais num livro que, para a época, deve ter sido corajoso e marcante.

Guardado para entregar em mão à Pequete.

Journal Entry 8 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Thursday, March 28, 2024
Já está comigo, e vinha lindamente embrulhado :)
A ler em breve.

Journal Entry 9 by Pequete at Bragança, Bragança Portugal on Wednesday, April 24, 2024
É fácil perceber porque razão este livro se tornou um clássico moderno. James Baldwin escreve maravilhosamente e fico impressionada ao pensar na coragem que foi preciso reunir para escrever esta história nos anos cinquenta.

Ainda assim, a falta de caridade do personagem principal para com travestis e transexuais causou-me algum desconforto e pergunto-me o que aconteceria se este livro tivesse sido publicado em 2024:

“Lá estavam também, claro está, les folles, vestidos sempre com as combinações mais improváveis de roupa, grasnando como araras os pormenores das suas últimas aventuras amorosas – e estas eram sempre hilariantes. Ocasionalmente alguém irrompia já bastante tarde para dizer que um deles – mas eles diziam sempre “uma delas” – tinha passado a noite com um actor famoso ou com um pugilista. Os restantes cercavam então o recém-chegado e pareciam um bando de pavões, emitindo um ruído de capoeira. Sempre achei difícil acreditar que fossem para a cama com alguém, pois um homem que quisesse uma mulher quereria decerto uma mulher de verdade e um homem que quisesse um homem não quereria nunca um deles. Talvez fosse por isso que gritavam tão alto. Havia um rapaz (…) maquilhado e de brincos, com a sua farta cabeleira loura armada em cima. (…) As pessoas diziam que ele era muito porreiro, mas confesso que o seu aspecto extremamente grotesco não me punha de todo à vontade. Talvez como a visão de macacos comendo os seus próprios excrementos revolve o estômago a algumas pessoas. Poderiam não se importar tanto se os macacos não se parecessem tão grotescamente com pessoas.”

Não me parece que este excerto passasse o crivo dos leitores de sensibilidade. Fica para discussão se isso seria bom ou mau. Independentemente de o excerto expressar apenas a opinião de um personagem ou também do autor (desconheço qual é o caso), na minha opinião seria mau. Os livros também servem para nos pôr desconfortáveis e os autores têm o direito de expressar as suas opiniões.

Também me entristeceu a superficialidade das relações aqui retratadas, embora acredite que sejam muito provavelmente o resultado das circunstâncias, de se viver com a culpa de acreditar que ser homossexual é algo inerentemente mau, e que por isso tem de ser escondido ou, de preferência, destruído. Não consigo imaginar o que é ter vivido assim (corrijo: o que é viver assim, pois é assim que se vive ainda num número substancial de países).

“Mas se eu ainda fosse capaz de afecto e se ele tivesse conseguido vê-lo nos meus olhos, não teria ajudado, porque o afecto, para os rapazes para os quais eu estava condenado a olhar, assustava mais do que a lascívia.”

O espírito subjacente a todo o livro é a tristeza e o desencanto com a vida, e percebe-se porquê. Ainda assim, há momentos de grande beleza.

“Tínhamos comprado um quilo de cerejas e comíamo-las enquanto caminhávamos. Estávamos ambos muito infantis e exuberantes naquela tarde e o espetáculo que proporcionámos – dois adultos aos empurrões pelo passeio a cuspirem caroços de cereja à cara um do outro – deve ter sido escandaloso. Percebi que aquela infantilidade na minha idade era fantástica e a felicidade que dela advinha ainda o era mais. Naquele momento, amei verdadeiramente o Giovanni, que nunca me pareceu mais belo do que naquela tarde. Olhando para o rosto dele, percebi o quanto significava para mim ser capaz de lhe iluminar o rosto. E percebi que era capaz de fazer quase tudo para não perder aquele poder. Senti-me fluir na sua direcção, como um rio que se precipita quando o gelo derrete.”

Muito obrigada pela partilha! Vai seguir para a dona conto ainda esta semana.

Journal Entry 10 by Pequete at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal on Thursday, May 2, 2024

Released 2 wks ago (4/29/2024 UTC) at Lisboa - City, Lisboa (cidade) Portugal

CONTROLLED RELEASE NOTES:

Seguiu rumo a Lisboa na 3ª feira.

Journal Entry 11 by wingcontowing at Lisboa (city), Lisboa (distrito) Portugal on Thursday, May 2, 2024

Acabadinho de por aqui aterrar!
Ainda estou a ler outro BRing, mas quando o acabar pego neste. Sendo a última, mas também não será grave, presumo...

Are you sure you want to delete this item? It cannot be undone.